terça-feira, 31 de agosto de 2010

QUEM SOU EU?

Quem sou eu? Seguidamente me dizem
que deixo a minha cela
sereno, alegre e firme
qual dono que sai de seu castelo.

Quem sou eu? Seguidamente me dizem
que falo com os que me guardam
livre, amável e com clareza
como se fosse eu a mandar.
Quem sou eu? Também me dizem
que suporto os dias do infortúnio

impassível, sorridente e altivo
como alguém acostumado a vencer.

Sou mesmo o que os outros dizem a meu respeito?
Ou sou apenas o que sei a respeito de mim mesmo?
Inquieto, saudoso, doente, como pássaro na gaiola,
respirando com dificuldade, como se me apertassem a garganta,
faminto de cores, de flores, do canto dos pássaros,

Sedento de palavras boas, de proximidade humana,
tremendo de ira por causa da arbitrariedade e ofensa mesquinha,
irrequieto á espera de grandes coisas,
em angústia impotente pela sorte de amigos distantes,
cansado e vazio até de orar, para pensar, para criar,
desanimado e pronto para me despedir de tudo?

Quem sou eu? Este ou aquele?
Sou hoje este e amanhà um outro?
Sou ambos ao mesmo tempo? Diante das pessoas um hipócrita?
E diante de mim mesmo um covarde queixoso e desprezível?
Ou aquilo que ainda há em mim será como exército derrotado,
que foge desordenado á vista da vitória já obtida?

Quem sou eu? O solitário perguntar zomba de mim.
Quem quer que eu seja, ó Deus, tu me conheces,
sou teu.

Dietrich Bonhoeffer, será lembrando pela comunidade cristã como um mártire que levou o evangelho até as últimas consequencias. Ele foi poeta, escritor, fecundo teólogo e pastor. Nasceu na Alemanha em 1909 e foi enforcado pelo regime nazista na prisão de Flossenburg, na Alemanha, no dia 09 de abril de 1945. Harald Malschitzky salientou " Mataram a testemunha, mas o seu testemunho falado, escrito e vivido nos enriquece e desafia até hoje"

Extraído do livro "Dietrich Bonhoeffer/ Discípulo, Testemunha e Mártir. Meditações de Harald Malschitzky sobre textos selecionados de Dietrich Bonhoeffer. Editora Sinodal.

Pastores Sem Fronteiras
"Nas coisas essenciais, Unidade;
Nas Coisas não essenciais, Liberdade;
Em todas as coisas , Amor.

Um comentário:

  1. Como um texto tao pequeno pode expressar a grandiosidade do conflito da mente humana diante da fé bíblica da fé viva!! Este texto é maravilhoso e responde através deste autor momentos que vivemos hoje, neste século, sem nazismo, prisões, mas com outras perseguições latentes. Deus é bom, por isso seguindo em frente...

    ResponderExcluir